O que é a proporção áurea e por que é importante no design?


Por que estruturas ou padrões em proporção áurea são percebidos como esteticamente agradáveis? Há algo mais na proporção áurea do que sabemos? Se você também têm essas questões, continue lendo e juntos iremos tentar entender o que é a proporção áurea e porque ela é importante para os designers.

 

O que é a proporção áurea?

Intimamente relacionado com a Sequência de Fibonacci (que você pode se lembrar das aulas de matemática de sua escola ou O Código Da Vinci, de Dan Brown), a Proporção Áurea descreve a relação perfeitamente simétrica entre duas partes.

 

Aproximadamente igual a uma proporção de 1:1,61, a Proporção Áurea pode ser ilustrada usando um Retângulo Dourado: um retângulo grande que consiste em um quadrado (com lados iguais em comprimento ao menor comprimento do retângulo) e um retângulo menor.

 

Se você remover este quadrado do retângulo, você ficará com outro retângulo dourado menor. Isso poderia continuar infinitamente, como os números de Fibonacci - que funcionam ao contrário.

 

Como ela foi descoberta?

Há séculos, mentes geniais começaram a observar que existiam padrões na natureza, como no arranjo de folhas em plantas, o padrão das florzinhas de uma flor, as brácteas de uma pinha ou as escamas de um abacaxi. Tudo tinha o mesmo padrão. E o arranjo é como o número Fibonacci, sendo 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim por diante.

 

Sendo naturalmente agradável aos olhos, estes números começaram a serem usados na criação de proporções para arquiteturas, pinturas, esculturas, fotografia, design, etc.

 

Proporção áurea no design

A Proporção Áurea, também conhecida como razão áurea, média de ouro e proporção divina, encontra uma enorme aplicação no design de impressão e digital, como cartazes, logos, materiais de marketing, cartões de visita, entre outros.

Para saber como podemos usar a proporção áurea de forma eficaz em nosso trabalho como projetistas de interface de usuário, leia as dicas a seguir:

 

1. As formas da Proporção Áurea para uso no design

As formas douradas mais usadas no design são os Retângulos Dourados, Círculos Dourados, Espiral Dourada e Triângulos Dourados. Muitas vezes, estes são usados em combinação para criar composições de design hipnotizantes. Se você é um novato, sugiro que procure por tutoriais on-line para entender como criar as formas de ouro.

 

2. Definir as dimensões do layout com a proporção áurea

O layout em web ou design gráfico são usados para organizar elementos visuais em uma página e envolve a organização da composição artística para alcançar objetivos específicos de comunicação. A Proporção Áurea pode ser usada aqui para definir as larguras de painéis, barras laterais ou até a altura das vistas.

A definição da altura de qualquer visualização é muito proeminente no design gráfico em comparação com o design da web, pois o conteúdo é o fator que determina a altura da página no design da web.

 

3. Definindo o espaçamento entre o conteúdo usando a proporção áurea

Muitas vezes, passamos por preenchimento padrão e margem para definir as calhas e espaçamento entre os blocos de conteúdo, independentemente de quais são os tamanhos de layout. O gerenciamento desses espaços positivos ou negativos geralmente faz ou quebra o resultado final. No entanto, pode-se fazer uso de retângulos dourados para garantir que os espaços entre os layouts sejam proporcionais e calculados.

 

4. Usando a proporção áurea na tipografia

Se você tiver dificuldade em descobrir os tamanhos das diferentes hierarquias de texto em sua composição de design, poderá usar a Proporção Áurea como guia para determinar o melhor tamanho para cada uma delas. Usar a Proporção Áurea simplifica a decisão na determinação dos tamanhos da hierarquia de texto.

 

5. Criando uma logo usando a Proporção Áurea

Formas douradas como triângulos, quadrados, círculos e espirais são amplamente utilizados ao projetar um ícone ou logotipo. O uso adequado das formas de ouro pode gerar um bom equilíbrio e pode separar um bom design de um design de sucesso.

 

Conclusão

Para fazer um bom uso da Proporção Áurea no design é necessário muita compreensão e prática, sendo mais uma ferramenta útil que deve estar presente na caixa de ferramentas do designer. Porém, lembre-se que nem toda composição de design pode ser derivada dela. Se necessário, ela deve ser usada apenas como um guia.

 

Se você estiver procurando criar alguma logo utilizando a Proporção Áurea, mas não sabe como fazer, entre em contato com a Somenek Comunicação e deixe que nossa equipe de designers faça para você.

 


Voltar ao Topo