A internet e a intranet são termos tecnológicos utilizados extensivamente no mundo das redes. Embora pareçam semelhantes, possuem definições peculiares e usos diferentes.
Resumidamente, a internet é um termo mais amplo e a intranet é mais uma peça do quebra-cabeça tecnológico
O que é internet?
A Internet é uma interconexão de várias redes que podem ser públicas, privadas ou organizacionais. Os dispositivos globais são interligados por meio do protocolo de controle de transmissão e protocolo de Internet (TCP/IP).
Várias tecnologias são usadas para criar uma rede de internet, elas incluem circuitos de fibra ótica, com fio, sem fio ou eletrônicos.
A Internet possui um enorme repositório de documentos informativos, o que possibilita que computadores e outros dispositivos troquem informações entre si.
O que é intranet?
Diferentemente da Internet, a Intranet é uma rede de dispositivos que é privada e não está disponível para o público.
Em suma, os computadores ou dispositivos em rede estão disponíveis apenas para um grupo de usuários autorizados. Assim, é possível implantar políticas de segurança específicas.
Os principais usos da intranet incluem viagens mais rápidas de informações dentro de uma organização, gerenciamento de tempo, custo efetivo, aprimoramento da colaboração e sigilo de dados.
Semelhanças entre Internet e Intranet
Ambos são, em um nível básico, redes de computadores que permitem aos usuários se comunicar e acessar informações. Além disso, também permitem que um usuário acesse ferramentas de comunicação, mas é aí que as semelhanças acabam.
Diferenças entre Internet e Intranet
A Internet está aberta para qualquer pessoa e qualquer um pode ser anônimo, se assim desejar.
Por sua vez, a intranet é uma rede privada onde todos os usuários são conhecidos. Eles podem confiar na informação que estão recebendo e sabem quem a visuliza.
Como pode ser visto, a intranet oferece grandes vantagens para a comunicação interna. No entanto, para ser verdadeiramente eficaz, as empresas devem recorrer a plataformas de qualidade. Caso contrário, os usuários provavelmente abandonarão a intranet e entrarão na internet não regulamentada.
Compartilhe esse post: