4 maneiras de começar o ano vendendo mais


 

O início do ano é sempre uma época de muitas expectativas, e apresentar excelentes resultados nesse momento pode ser decisivo em alguns mercados. Também é um bom período para avaliar as ações tomadas no ano anterior e planejar as atitudes a serem realizadas nos meses seguintes.

Vender mais e aumentar o lucro são sempre os desejos das empresas. Mas em tempos de muita competitividade e mercados abarrotados, essa necessidade pode não ser tão fácil de ser suprida.

Os últimos anos foram decisivos para a alteração no perfil de comportamento dos consumidores e a forma de vender mudou. Acabou a era do “achismo”, onde a experiência e o talento eram fundamentais.

A tecnologia trouxe ferramentas importantes que ajudam as empresas a identificar as melhores formas de atrair e cativar os clientes e converter as vendas.

Hoje vender vai muito além de apenas adquirir novos clientes. Existem diversas atividades, que não estão diretamente relacionadas à ação de vender, que são essenciais para o processo de venda.

Cada vez mais é importante planejar as ações e criar uma estratégia eficiente, considerando diversos fatores relacionados aos clientes, para garantir boas vendas e também o engajamento e fidelidade deles.

Mas hoje nós vamos ajudar você a encontrar formas de começar o ano vendendo mais, e também manter essas vendas ao longo do ano.

 

  1. Conheça seus clientes

A base de qualquer estratégia de marketing e comunicação é o conhecimento sobre o perfil dos clientes. Através desse conhecimento é possível identificar oportunidades de atração e de conversão do seu público-alvo.

A grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de segmentar, ou seja, direcionar todas as ações para um público-específico, e poder avaliar com facilidade os resultados obtidos.

Quando você não sabe com quem irá se comunicar, fica difícil identificar o melhor canal, a melhor linguagem e forma de interagir e atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.

Por isso, é fundamental que você faça pesquisas e analise o seu nicho de mercado para identificar padrões mais profundos do que apenas gênero, idade e localização. Conhecer as preferências, desejos, dificuldades e hábitos irá facilitar a criação de uma estratégia de marketing eficiente.

 

  1. Jornada de Compra

Compreender o caminho seguido por um lead (possível comprador) até a efetivação da compra é muito útil para identificar as melhores ferramentas e técnicas a serem utilizadas.

Estabelecer as etapas da jornada do cliente e identificar em qual delas o seu lead está localizado permite que sejam oferecidas as informações importante para ele naquele momento, otimizando o processo de compra.

Dependendo do estágio do lead, você pode direcioná-lo para uma proposta de venda direta ou para o recomeço da jornada.

Se a sua empresa não tem conhecimento sobre marketing digital, pode ser interessante contratar uma agência de marketing que ofereça soluções personalizadas para as necessidades do seu negócio.

Dessa forma você conseguirá obter informações sobre as etapas da jornada de compra da sua empresa e poderá utilizar estratégias eficientes para direcionar o cliente até a conversão.

 

  1. Invista no pós-venda

Pesquisas mostram que atrair um novo cliente gera um custo cinco vezes maior para a empresa do que a manutenção de um cliente que já conhece seus produtos ou serviços.

Isso mostra a importância do pós-venda e da identificação do perfil do cliente.

É importante que haja uma preocupação na empresa em oferecer um serviço de qualidade durante a venda, mas também a manutenção do relacionamento com esses clientes para permitir a oferta de produtos complementares ou outros que possam interessá-lo.

Fazer o controle de vendas de forma eficiente e investir em ações direcionadas para os clientes que já estão na sua base aumentam consideravelmente a chances de conversão, ou seja, de novas vendas.

 

  1. Conecte sua empresa a ferramentas e soluções tecnológicas

Hoje existem inúmeras soluções para as mais variadas necessidades das empresas, muitas delas podem ser até personalizadas para cada negócio. O importante é descobrir aquelas que trarão maiores benefícios e aumento de produtividade para a empresa.

Escolha um sistema de gestão empresarial que permita a análise de perfil de clientes e que possa se conectar com outras ferramentas de marketing ajuda a integrar todos os setores da empresa, gerando dados mais precisos e eficientes para a sua estratégia de vendas.

É importante utilizar recursos que ajudem a empresa e os colaboradores a se dedicar mais no que realmente importa, os clientes. Sendo assim, soluções tecnológicas que proporcionam a automação de atividades, são muito bem vindas.

Um software de gestão empresarial, por exemplo, permite que você gerencie os principais setores da empresa facilmente, integrando e compartilhando as informações necessárias com os colaboradores responsáveis.

Os módulos de controle financeiro, vendas, controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, e outros, geram dados para a criação de relatórios em tempo real que facilitam a tomada de decisões importantes.

Agora que você já sabe como começar o ano vendendo mais, aproveite essas dicas e faça o seu ano acontecer.

 


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