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Porque sites com PageRank baixo aparecem na frente de outros com PageRank alto

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Já há algum tempo que o SEO não valoriza o PageRank (o primeiro e durante muito tempo o mais importante algorítimo do Google) dos sites, ou seja, este recurso não tem mais função.

Muitos profissionais já abordam sobre o tema há algum tempo, afirmando sem muita certeza que o PageRank estava morto, mas agora acredito que podemos definitivamente dar sua morte como real.

Observando o resultado dos sites de nossos clientes, cada vez mais observo que estamos convencidos de que o Google mudou muita coisa em termos de resultados. Veja um exemplo de casos de sucesso.




Observe que não existe mais uma ordem de relevância no posicionamento do Google com base em uma pontuação, e é muito comum vermos sites com uma nota 4, 5 ou até mais, exemplificando, com resultados abaixo de sites com uma notas menores.

O Pagerank sempre determinou a relevância de um site, de uma URL medindo a partir da quantidade de links que direcionavam o visitante (Link Building), e sites com uma nota alta, geralmente ganhavam as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google. Tudo vem mudando e o Google criou mais de uma centena de novas variações de algorítimos, com o objetivo de aperfeiçoar os seus resultados, e de tentar enganar os profissionais de SEO, afinal o Google não quer na verdade ver o seu site sempre muito bem indexado, ele quer mexer com seu ego e que defina uma publicidade no AdWords.

A maior mudança foi o Panda Algoritmo, ou seja, uma atualização do robô de busca do Google e sua principal tarefa é de penalizar o que chamamos de "content farms" e "link farms" (Fazendas de conteúdos e de links), o que tem se tornado cada vez mais visível na internet, e com as mudanças dar mais valor aos sites que produzem conteúdo de relevância e autoria.

Muitas foram as mudanças e alguns se destacam e podemos ver como imprescindíveis

-Os resultados de buscas passaram a ser personalizados com base em nosso próprio histórico de pesquisas no Google, e é por isso é bom tomar cuidado, porque você pode estar encontrando seu site bem posicionado em seu computador. Faça a mesma pesquisas com palavras chaves em outro computador que nunca acessou seu site para avaliar realmente como está na indexação do Google.

-O Google passou recentemente a integrar os dados de todas suas ferramentas (Google+, Orkut, Youtube, etc), para assim entender melhor o comportamento do usuário e entregar melhores resultados nas suas buscas. Lembre-se você até pode não gostar de publicar vídeos no youttube, ou nem achar o Google+ interessante, mas lembre-se, é do Google e ele gosta disso.

-As pesquisas passaram a ser locais com base em seu IP de acesso, para alternar é necessário mudar o local de pesquisa no novo menu da esquerda do site, aonde aprece a cidade que você está conectado;

-O Google passou a considerar sua popularidade nas mídias sociais, ou seja, quanto seu endereço é mencionado pelos usuários. Não gosta do Facebook? É bom começar a gostar dele e do Boog, Twitter, etc.;

-As consultas passaram também a poder ser filtradas por imagens, vídeos, produtos, notícias ou outros tipos de resultados de pesquisa;

Desta forma, mesmo em uma mesma cidade, ou até mesmo na mesma sala, se duas pessoas fizerem a busca pelo mesmo produto podem conseguir resultados diferentes, invalidando o que acontecia no passado quando o PageRank era o principal algorítimo do Google. os resultados agora são personalizados, e gerados de acordo com a qualidade do conteúdo postado.

Por este motivo, se você quer obter um bom posicionamento nos resultados das buscas do Google, minhas dicas são:

-Pense primeiro no usuário: Isso não é novidade, mas passou a ser primordial. O Google considera relevante sites que são relevantes para seus usuários, e a forma de medir isso é através de indicadores que podemos ter acesso no próprio Google Analytics, como a média de páginas por visitante, o tempo que o usuários ficou no site e a taxa de rejeição (e por consequência o engajamento, ou seja, quantas vezes o mesmo usuário volta ao seu site).

-Estabeleça um "tema" para seu site ou blog: Sites e blogs especialistas em um tema específico tornam-se mais relevantes para os usuários e por consequência para os mecanismos de busca;

-Publique sempre conteúdo original e de qualidade: Seus usuários não voltarão para seus site se não encontrarem algum diferencial;

-Utilize o português correto: O Panda também deverá punir conteúdos que tenham muitos erros de gramática, concordância e ortografia em uma mesma página. Erros são comuns e aceitáveis, mas não exagere!;

-Evite copiar integralmente ou parcialmente conteúdos e notícias: Citações ainda são úteis e enriquecem o conteúdo, mas sem exagero. Citar suas fontes continua imprescindível;

-Continue utilizando as formatações padrões de SEO:  Você pode continuar utilizando tags H1, H2 e H3 para títulos e sub-títulos para; Negrito e itálico para destacar partes importantes do artigo; Atributos “title” nos links e “alt” nas imagens; Hiperlinks e artigos relacionados;

-Evite a utilização excessiva de banners e propagandas;

-Evite imagens e aplicativos que deixem seu site pesado: A tempo de carregamento de uma página passa a ser mais relevante a partir de agora;

-Crie um site limpo, sem exagero de propaganda e fácil de navegar: A usabilidade também é um fator chave. manter seu usuário mais tempo no site e evitar a "rejeição" são importantes para demonstrar para o Panda que seu site é relevante.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho de Assessoria em SEO.

Somenek Comunicação é também atuante como Agência de Propaganda e Publicidade principalmente para região de Ribeirão Preto, São Paulo.



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