5 dicas práticas sobre como ter mais segurança na internet


 

A internet foi criada com o objetivo de melhorar e facilitar a vida das pessoas, oferecendo diversos tipos de soluções para os mais variados problemas, revolucionando os meios de comunicação e fazendo ser possível a comunicação entre pessoas de várias partes do mundo. Mas como nem tudo são benefícios, existem também os malefícios dela, sendo necessário ter a preocupação com a segurança na internet, assim como em qualquer outro lugar.

 

Entre os malefícios, existe a possibilidade do envio de vírus e malwares para computadores, celulares ou outros aparelhos que usam internet, com a intenção de roubar dados, acessarem seu aparelho sem que você saiba, derrubarem sites etc.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para você ter mais segurança na internet.

 

Use senhas fortes e troque elas periodicamente

 

Se você usa datas de aniversário de parentes ou o nome de alguém conhecido como senha de acesso para suas contas, você precisa trocar elas o mais rápido possível. Senhas simples, pessoais e curtas são mais fáceis de lembrar, mas também são alvos fácéis para serem descobertas.

 

Por isso, é recomendado que as senhas tenham no mínimo 8 caracteres, tendo a combinação de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. Também é importante ter senhas diferentes para cada tipo de conta, não salvá-las em um computador que várias pessoas tenham acesso e mudá-las regularmente. Assim, você garante mais segurança na internet, evitando ataques, coleta de dados ou qualquer outro ato criminoso em suas contas pessoais ou comerciais.

 

Utilize um bom antivírus

 

Mesmo que você tome cuidado ao utilizar seu dispositivo para navegar na internet, ainda existirá a possibilidade de acabar sofrendo com alguma ameaça que comprometa com sua segurança. Para diminuir as chances disto acontecer, é necessário fazer o download de um bom programa antivírus. Os melhores são pagos, mas existem boas opções gratuitas para aqueles que não podem gastar muito em um programa.

 

Depois de instalado, faça varreduras em seu dispositivo e o mantenha atualizado em sua última versão disponível, assim você se protege até mesmo dos malwares .

 

Tome cuidado ao fazer o download de arquivos e programas

 

Na dica anterior, sugerimos o download de um programa de antivírus, mas até mesmo pra isso é preciso ter cuidado, pois é por meio do download de arquivos e softwares de fontes desconhecidas que as pessoas acabam infeccionando seus dispositivos com vírus e malwares. A instalação destes programas podem fornecer acesso para hackers roubarem seus dados ou utilizarem seu dispositivo sem que você saiba. Por isso, é importante que você faça o download, seja de programas, jogos, músicas ou qualquer outro arquivo, através de fontes confiáveis e seguras.

 

Não acredite em tudo que vê na internet

 

É comum que informações mentirosas (fake news) tomem a atenção dos usuários da internet e se tornem populares nas redes sociais, se tornando o meio perfeito para que cibercriminosos se aproveitem de pessoas com pouca experiência no meio digital e divulguem links mal intencionados e perigosos para sua segurança.

 

Sendo assim, é preciso desconfiar de tudo o que você vê na internet, principalmente de histórias absurdas e promoções tentadoras, evitando preencher qualquer cadastro com seus dados pessoais antes de pesquisar melhor sobre a informação compartilhada, procurando fontes confiáveis sobre o assunto.

 

Mantenha o sistema e seus programas atualizados

 

Novos malwares e vírus são desenvolvidos todos os dias, fazendo com que desenvolvedores de sistemas operacionais e programas desenvolvam novas técnicas para combatê-los. Sendo assim, é necessário fazer a atualização deles sempre que possível, evitando que seu dispositivo fique vulnerável aos novos tipos de ataques.

 

Agora que você sabe como ter mais segurança na internet, compartilhe este post com seus amigos e ajude eles a se protegerem, tornando a internet um local mais seguro.

 

L


Voltar ao Topo