8 Ferramentas do Google que te ajudarão a vender mais na internet


Atualmente, o Google oferece diversas ferramentas para ajudar o seu negócio, e muitas delas podem aumentar o potencial das suas vendas pela internet, em sua grande maioria, são ferramentas gratuitas. 
Há pouco conhecimento a respeito dessas ferramentas, e poucas pessoas sabem como utilizar da forma correta. Para que seja algo eficaz, é necessário estar usando de forma estratégica. 


Veja em três etapas como fazer o melhor uso possível dessas ferramentas que Google disponibiliza.

* Etapa 01 – Crie uma Presença Online

Se a sua empresa não está na internet, você está perdendo vendas. Não basta ter apenas alguns perfis em redes sociais e um site. É fundamental que o seu site esteja otimizado para os mecanismos de busca, pois assim, ele poderá aparecer entre os primeiros resultados no Google e ser encontrado por grandes clientes. 

Se você já tem um website e/ou um blog, há 3 ferramentas que o Google disponibiliza que te ajudarão a se destacar no ambiente online:

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um conjunto de funcionalidades e ferramentas que o Google disponibiliza gratuitamente para que as empresas possam divulgar o seu negócio e possibilitar a interação com os clientes.

São funcionalidades muito úteis tanto para negócios locais como lojas físicas e escritórios como para negócios virtuais.

Através do Google Meu Negócio você pode:

– Atualizar informações sobre seu negócio, para que apareçam nos resultados das buscas e nos mapas do Google;
– Criar uma página no Google+, onde você poderá compartilhar notícias e fotos sobre seu negócio;
– Receber comentários sobre seu negócio e respondê-los;
– Analisar informações estatísticas sobre as visitas que você recebe em sua página;

PageSpeed Tools

Através dessa ferramenta você tem acesso a informações técnicas de falhas que possam estar atrapalhando o seu site de ter um melhor desempenho.
A ferramenta detecta essas falhas e ela mesma ensina como corrigi-lás. Dessa forma você pode otimizar o seu site para os mecanismos de busca, principalmente o próprio Google.

Ao otimizar o seu site através dessa ferramenta, você permite que os usuários tenham uma experiência agradável ao acessá-lo.

Melhorar o desempenho do seu site é muito importante, porque se ele for lento, o usuário não terá muita paciência de esperar, logo irá sair e o algortimo do Google irá detectar tanto a lentidão quanto a saída rapida do usuário. E o seu site irá perder pontos e cair no ranqueamento por isso.

Google Search Console

Este é outro conjunto básico de ferramentas, cuja a função é detectar problemas no site e fornecer as seguintes informações:

– Como o Google está lendo cada parte das páginas – títulos, descrições, imagens, etc;
– O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site;
– Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
– Quais dificuldades os robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do seu site em busca de conteúdo relevante;

Todas essas informações servem para indicar quais problemas o seu site está tendo e como você pode solucioná-los. Tudo para que o site possa ser bem avaliado pelo Google e possa atrair mais visitantes;

Etapa 02 – Criando Estratégias de Vendas

O passo seguinte, é criar estratégias para atrair o seu público alvo, engajá-los e converte-los em clientes. Para atrair os seus potenciais clientes na internet, você precisa conhecê-los e saber o que eles estão pesquisando na internet, para então produzir um conteúdo que o seu público precisa.

E para saber mais sobre o seu público e como ele pesquisa, você pode começar pelo Google Search / Suggest.

Você já deve ter notado que, quando digitamos alguma palavra na caixa de buscas do Google (Google Search), logo abaixo aparecem outras sugestões complementares para aquela palavra (Google Suggest).

Mas outra ferramenta do Google, é ainda mais completa e específica para isso. É o Keyword Planner ou Planejador de Palavras Chaves. Através dessa ferramenta, você tem acesso as palavras chaves utilizadas pelo seu público.

Pesquisar as palavras chave antes de produzir um conteúdo, é essencial, pois é através delas que o seu público irá chegar ao seu conteúdo e no site do seu negócio.

Outra ferramenta, o Google Trends é essencial para validação de mercado, ela gera um gráfico com tendências de crescimento com relação a palavra buscada. Assim, você pode saber se valerá a pena ou não, investir tempo produzindo conteúdo ou até mesmo vender um determinado produto, nos próximos meses.

O Google Analytics é uma ferramenta mais conhecida, que serve para fazer análises através de métricas do seu site. Dessa forma, você pode ter acesso a informações importantes que te ajudarão a melhorar o seu site cada vez mais.

São informações como: monitoramento de visitas ( saber o nº de visitas por hora, semana, mensal e até em tempo real; quem te visitou; de onde veio a visita e por qual dispositivo veio esta visita), o retorno de visitantes, conversões no site, comportamentos dos usuários, e interesses.

Outra ferramenta muito útil para quem tem um negócio é o Google Alerts. Essa é uma ferramenta que permite você criar alertas sobre assuntos do seu interesse e dessa forma você pode aplicá-la de diversas formas como:

– Saber quando alguém estiver comentando sobre o seu site, sobre negócio ou mesmo sobre você na internet. Dessa forma você pode monitorar as referências ao seu negócio.
– Sobre pode se manter informado sobre as novidades em primeira mão do seu nicho de atuação e assim produzir conteúdos relevantes para o seu público e estar à frente do seus concorrentes.
– Saber quando o seu artigo for indexado pelos mecanismos de busca e também quando alguém copiar o seu conteúdo ( o copiador pode alternar o título do artigo ao postar, mas você pode criar alertas com uma frase de cada artigo).

* Etapa 03 – Criando estratégias para Vender em Curto Prazo

As estapas 1 e 2 são a base para se construir uma estratégia de vendas em longo prazo e não é algo que acontece do dia para noite, exige trabalho e dedicação.

Entretanto, se você tem urgência em aumentar as suas vendas e tem que ser em curto prazo, nesse caso, o caminho será investir em anúncios na internet.

Através do Google Adwords, você pode criar campanhas pelos anúncios na página de resultados do Google. Assim, o link do seu site aparecerá em uma posição de destaque. Por isso, é importante definir muito bem as palavras chave, antes de iniciar uma campanha, para que, caso você vença a concorrência pelo espaço, seu anúncio seja relevante para o internauta, e, caso ele clique, o valor que você terá que pagar ao Google não seja em vão.

É importante destacar, que o investimento em anúncios, deve ser uma estratégia de curto prazo. Isso porque, além de sair muito caro investir em anúncios em longo prazo, assim que você parar de anunciar, o seu site sairá da primeira página do Google.

Em contra partida, investir na criação de uma presença online, leva tempo, entretanto, trabalhar a otimização do site, escolher as palavras chaves certas e produzir conteúdos relevantes, trará em longo prazo, um melhor custo-benefício, procure profissionais que entendam de marketing digital, que possam lhe auxiliar com todas essas ferramentas.

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