ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE INBOUND E OUTBOUND MARKETING



O perfil do consumidor tem mudado bastante nos últimos tempos, o acesso totalmente facilitado as informações contribui para que seu comportamento de compra seja mais questionador, comparativo e exigente.

Muitas empresas começaram a repensar nas suas abordagem com um único objetivo, se diferenciar e conquistar mais clientes. O Marketing ressurge para se adequar a essa nova realidade do mercado.

Em meio a tantas estratégias de Marketing, nos deparamos com duas que causam uma pequena confusão, são elas: Inbound Marketing e o Outbound Marketing, conhecidas também como “O novo e velho Marketing”.

O Inbound Marketing possui a ideia de adquirir a atenção do cliente de forma espontânea em vez de comprá-las, utilizando estratégias que aproximam as empresas do seu público-alvo, com isso, é possível ter uma maior segmentação. Este estilo de marketing se destina a pessoas que são atraídas pelo conteúdo relevante e começam a se relacionar com as marcas.


Veja algumas estatísticas abaixo sobre Inbound Marketing:

  1. Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;*
     
  2. Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;*
     
  3. 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound marketing.*

*Fonte: http://viverdeblog.com

Já o Outbound Marketing tem sido considerado ultrapassado e cada vez mais questionado por profissionais da área. É uma estratégia mais agressiva do marketing, conduzida, principalmente, pela área de vendas. Podemos comparar o marketing digital com o telemarketing, que acaba “empurrando” um produto e/ou serviço para seus clientes.

Essa estratégia está ligada ao marketing tradicional, seja no intervalo comercial da TV, no encarte que você recebe junto com o jornal, e até um anúncio avulso no seu site preferido. Você não pediu para ver esses anúncios, mas eles estão ali para chamar a sua atenção.

Como falamos no começo desse texto, os consumidores estão cada vez mais seletivos, procurando conteúdo de qualidade e sem interrupções. Quem acaba tomando a decisão de compra é ele e ele quer empresas mais “humanizadas”, marcas mais abertas ao diálogo e ao respeito.

É nesse novo cenário que o Inbound Marketing se faz como a melhor estratégia, já que ele não é considerado agressivo e consegue ser mais seletivo na hora de impactar seu público com sua mensagem. Aumentando mais as chances de concretização de um venda.

Outro ponto entre as duas estratégias é a mensuração de resultados, enquanto no Inbound é possível acompanhar as conversões em tempo real, no Outbound, revisar uma comunicação é mais difícil.

Inbound Marketing não é apenas uma tendência de mercado. É uma maneira nova de se comunicar para atrair mais seu público-alvo.


NÃO DESCARTE O OUTBOUND MARKETING, no mercado atual, ele ainda é capaz de gerar bons frutos, desde que usado de maneira correta e no tempo certo.

Experimente investir nas novas técnicas, leve seu público do convencional para a internet, ou vice-versa.
Nada impede de sua marca utilizar das duas estratégias, quanto mais relacionadas elas estiverem, mais sua marca poderá se aproveitar dos benefícios de ambas.

 


Voltar ao Topo