O que são Landing Pages e como obter resultados


Dentre os principais tópicos da otimização de sites, a criação de landing pages está entre os mais importantes. Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro daquela página, por isso utilizam o termo landing, que significa aterrissar.

A homepage não é a única forma de entrar no seu site. Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages.

Porém, a Home pode ser também a landing page. É importante fazer a otimização de landing pages, pois você quer que seus visitantes gerem o máximo de retorno para você. Se um site com cerca de 1000 visitas consegue 50 pedidos de compra, ele tem 5% de taxa de conversão. Se conseguir aumentar em apenas mais 1%, irá chegar a 60 pedidos de compra. Isso representará um acréscimo de 20% na receita da empresa, apenas aumentando a conversão em um ponto percentual.

Não existe uma otimização ideal, uma regra universal que funcione para todas as páginas e sites. Isso varia para cada um e é necessário então fazer constantes testes A/B para sempre correr atrás da melhoria. Mas não se preocupe em ter que rodar testes: existem algumas boas práticas que vão te ajudar a entrar nesse mundo.

Deixe a proposta clara

Este é o fator mais importante para o sucesso de uma landing page, pois é ela que atrai o interesse do usuário. Qual é a primeira impressão que a sua página deixa em um novo visitante? Está no site que esperava? E principalmente, ele entendeu sobre o que é esta página?

Toda página deve explicitar rapidamente qual é a sua proposta, deixar claro quase instantaneamente sobre o que é que está sendo abordado. 

Uma boa forma de descobrir a sua eficácia é através da Regra dos 5 Segundos! A ideia desse teste é ver se alguém que não conhece seu site, entrar na sua landing page durante 5 segundos e ver se ela consegue entender do que se trata a página e o que ela poderia fazer como ação nela. Se quiser, pode chamar um amigo ou irmão, que mesmo não dando validade estatística pode dar umas boas ideias!

Tenha um Layout Leve

Um dos pontos cruciais para uma boa landing page é a clareza do layout, para que o usuário possa se localizar e navegar com facilidade.

A estrutura da página é tão importante que as mudanças dos elementos visuais são uma das coisas mais alteradas em testes de conversão. Às vezes, somente deixando um espaço em volta do botão de ação já oferece um espaço para “respirar”, o que pode aumentar a quantidade de cliques justamente por estar mais destacado.

Seja Objetivo

Não exiba todas as informações que existem sobre o seu produto. Uma landing page não é um manual de instruções, mas sim um ponto de venda! O seu objetivo é vender, então é importante focar nos pontos principais, aqueles que são os grandes diferenciais. São eles que chamam a atenção do cliente.

Se achar que tem informações importantes, trabalhe a capacidade de sintetizar em poucas palavras cada uma. Se achar impossível tirar, uma alternativa é criar outras páginas com mais informações sobre cada tópico, de forma que se o usuário não entender algum dos tópicos listados, ele vai poder clicar para ter mais informações direto no seu site.

Utilize Recursos Visuais

É importante para atrair a atenção dos visitantes. Utilize imagens que são facilmente reconhecíveis, como símbolos, justamente onde você quer chamar a atenção, como o seu principal produto ou conteúdo de destaque.

Os estímulos visuais são também os que ficam mais arraigados na memória. Por isso lembramos do rosto de alguma pessoa que não vemos há anos, mas é difícil recordar claramente um aroma depois de tanto tempo. Isso é ótimo pra trabalhar a presença da sua marca na mente dos consumidores. Utilize essa característica a favor da sua empresa, expondo um bom conteúdo visual.

Última Dica: Faça Testes A/B

Cada site tem suas próprias características e tipos diferentes de visitantes entre si. Ou seja, cada situação é única. Então como você vai saber se é melhor exibir um vídeo ou um formulário de pedido? Desenvolvendo um Teste A/B.

Ele se baseia na análise estatística de uma versão A converter melhor do que uma versão B, daí que vem o nome do teste. Mas deve ser testado alguns pontos, como uma versão com ou sem imagem. Outro teste pode sugerir ter um layout com um botão de ação na esquerda e outro na direita. Pode até mesmo testar duas frases diferentes no Call to Action, como “Clique aqui” e “Saiba mais”.

Então é necessário você testar o que cada mudança pode trazer de benefícios para atrair a atenção do visitante. Afinal, a intenção é aumentar a conversão.


Procurando um trabalho especializado de Marketing Digital para a sua empresa?
Venha dividir um café conosco e compartilhar incríveis ideias!

Se você já possui algum trabalho na web, então faça uma avaliação gratuita clicando aqui, é rápido e prático, e você recebe um relatório técnicos do que pode ser melhorado em suas campanhas, redes sociais, site entre outros, feito exclusivamente por nossos profissionais especializados. 


Fonte: www.seomaster.com.br
Voltar ao Topo