Antes de mais nada, você sabe a diferença entre logo, logotipo e logomarca?
LOGO do grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito.
Já LOGOMARCA é um termo formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”. Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.
O logotipo é a assinatura de uma empresa, ela transmite o posicionamento que a marca tem no mercado, além de gerar uma identificação com seus consumidores.
Atualmente contamos com diversos logos, e em um marcado tão amplo e disputado, um bom logo faz toda a diferença, faz com que o seu produto e/ou serviço se destaque entre os concorrentes.
Empresas iniciais, tende a adiar a criação de uma Identidade visual, que nada mais é do que um conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo e materiais de marketing, porém, muitos clientes poderão ter contato pela primeira vez com essas empresas através de um cartão de visita e até mesmo um folheto, e se nesse momento a marca não possuir um logotipo, ou então apresentar um logotipo que não condiz com seu ramo de atuação, o futuro cliente poderá não receber a devida credibilidade da marca. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
QUAL O MOMENTO CERTO PARA MUDAR UM LOGOTIPO? O momento adequado é sempre quando a empresa quer se reposicionar ou mostrar que está evoluindo, se modernizando. Esses momentos podem ser muito importantes, úteis para mudar sua marca.
Relacionamos a baixo algumas questões que podem ajudar na decisão de mudança de seu logotipo:
Minha marca se destaca dentre as dos concorrentes?
Há quanto tempo meu logotipo existe? O design dele está atual em comparação com o mercado?
Qual a mensagem e valores que o meu logotipo passa para o meu público?
Minha marca acompanhou a evolução da minha empresa?
Grandes corporações possuem uma marca que muitas vezes valem mais do que seu patrimônio. Algumas delas evoluíram muito com o passar do tempo, confira:
1- LEGO
O grupo Lego foi fundada em 1932 por Ole Kirk Christiansen. A Lego abrange quase 100 anos de existência de um brinquedo que cresceu a partir de pequenos brinquedos de madeira no início do século 20 para o centro de um vasto mercado de tijolos de plástico. Em 1934 foi criado o primeiro logotipo da Lego com uma tipografia grossa e com serifa. Depois o grupo realizou outras diversas mudanças até chegar no logo atual.
2- COCA-COLA
O nome do refrigerante de cola mais famoso do mundo foi pensando porque "dois Cs ficariam bem na publicidade". A famosa onda branca foi acrescentada em 1969.
3- REDE GLOBO
Em 50 anos, o logotipo da Globo evoluiu bastante. O designer austríaco Hans Donner, que trabalha na emissora há quatro décadas, ajudou a fortalecer a identidade visual da emissora.
4- TIM
A empresa TIM (sigla de Telecom Itália) anunciou algumas mudanças, uma delas é seu logotipo. O novo logotipo da TIM começou a ser usado por enquanto apenas na Itália. Segundo a empresa, em breve o uso do novo logotipo será expandido aos demais mercados em que a empresa atua, incluindo o Brasil, onde a operadora tem mais de 72 milhões de linhas ativas.
5- MC DONALD'S
Nascida em 1940, a rede de fast-food teve seus arcos criados no início de 1950, inspirado em uma nova unidade do restaurante que, para atrair mais clientes, possuía dois arcos amarelos, mas apenas na década de 60 o símbolo foi incorporado ao logotipo.
6- GOOGLE
Projetado no início de 1998 em um programa de edição de imagens, as maiores alterações foram um ponto de exclamação no final da palavra e algumas mudanças de fonte para chegar ao logo simples e cheio de cor que vemos hoje.
NOSSA EVOLUÇÃO
SOMENEK
A Somenek Comunicação em seu início de atividades no ano de 1996 adotou o uso do logotipo de forma simples utilizando uma tipologia lembrando traçados em forma de rabiscos, onde a partir do ano 2000 já com muita atuação na Web, incluiu o ".com.br" na utilização de seu logotipo para associar esta atuação. Após grande mudança na empresa e com a entrada do Carlos Bigaran na empresa, o logotipo procurou valorizar esta integração, onde além de mudar todo o design, incluiu o nome Bigaran afim de valorizar esta união. Já na fase atual o logotipo foi simplificado para maior memorização.
Portanto, não investir em um logo pode resultar na diminuição do volume de negócios da sua empresa. O logo serve para realizar a tradução de conceitos tão subjetivos, em algo visualmente concreto e de fácil entendimento. Procure desenvolver uma identidade única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu público.
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