Você já dever ter ouvido que a empresa que não está na internet e não é encontrada com facilidade no Google não existe. Ouviu certo? Por incrível que pareça ainda encontro pessoas que relutam a buscar a internet como mais um canal para se obter resultados. Prefere manter velhos padrões de publicidade, a buscar os benefícios que um bom site, uma boa estratégia digital de Marketing possa contribuir.
Essa culpa está muitas vezes no próprio mercado, onde por um lado temos uma evolução tecnológica muito rápida, em que pode-se criar o milagroso site grátis do "Faça você mesmo" e na verdade o que ocorre é o contrário no que diz respeito a precisarmos de cada vez mais uma especialização maior do profissional da web para poder apresentar bons resultados aos seus clientes.
Já por outro ponto de vista, se observam péssimos serviços de orientação ao cliente, estratégias de Marketing Digitais erradas ou até mesmo uma grande fatia de enganadores, que "pegam" o dinheiro do cliente e bye bye site. O mercado evolutivo, e por outro lado descrente, deixa uma grande parcela sem resultados, surgindo uma descrença em muitos de investir na web.
Nesse artigo, vou te ajudar a repensar sobre a internet, ao menos, que você deseje que seu concorrente fique na sua frente.
1) A primeira coisa a fazer é esquecer os insucessos, esqueça aquele mau profissional que te enganou, prometeu um site, recebeu pelo serviço e há meses não entregou ou não terminou.
2) Se você nunca perdeu dinheiro com um mau profissional, então acredite, é um privilegiado, encontramos uma grande parcela que já teve alguma experiência amarga.
3) Ter somente um site é muito pouco para obter resultados pela internet, é preciso muito mais que isso para se ter uma boa vantagem diante dos concorrentes, então não caia na cilada da economia e querer fazer um site por conta e do tipo grátis, pois muito mais do que sua empresa ter um site, é ter um site com conteúdo correto, relevante ao seu negócio, com programação que ajudará na indexação do Google. Lembre-se que uma grande empresa com um site mal elaborado, deprecia a imagem da empresa e uma pequena empresa com um site bem elaborado, faz com que ela pareça uma grande organização diante do visitante.
4) Pense que ter um site e um Marketing Digital bem feito demanda investimento, e apesar de ser um investimento baixo comparado a outras formas de mídias, mesmo assim tem que se pensar em investimento e não como um gasto.
5) Não pense pequeno, não pense em contratar apenas um profissional, pense em contratar uma empresa de profissionais conectados, cada um com sua especialidade. Eu, particularmente já fui um dia uma “EUGÊNCIA” e me dava ao luxo de programar, criar, entre outras tarefas, mas com a evolução tecnológica da web, hoje em dia se faz necessário um programador somente para banco de dados, outro somente para frente do site (back end e front end), além de redator, designer, Social Mídia (gestor em redes sociais), entre outros que somados lhe poderão apresentar RESULTADOS.
6) Muito bem, se você entendeu até aqui, estamos no caminho certo, agora qual empresa escolher? Procure por uma Agência Web no Google e veja os destaques, mas isso não basta, analise o seu sites, veja o conteúdo, procure ter referências de trabalhos, visite o Facebook da empresa e veja as avaliações (muito importante), ligue para os seus clientes, questione. Pode acreditar que mesmo chegando até aqui, ainda poderá cair no erro de escolher uma empresa que custará caro em investimento de tempo e dinheiro.
7) Não vá somente pela beleza que esta agência lhe atrai, como prédio lindo, site com super visual, etc. Lembre-se, o que importa é o conteúdo dela.
8) Muito bem, escolhida a principio a Agência Web, agora pense nas garantias que essa empresa poderá lhe dar sobre as atualizações tecnológicas que se fazem necessárias. Como exemplo, existia a época dos sites que não eram responsivos e de repente tudo mudou e o site desenvolvido ficou obsoleto.
Dinheiro jogado fora? Depende, eu com minha experiência de mercado, criei uma sistemática onde o cliente não perde todo o investimento. Então pense que tecnologia é mais perecível do que presunto exposto ao sol, e qual garantia a sua agência web lhe dará?
Garanto que nesse quesito, uma grande maioria lhe dirá que o site que fez em dois anos e se algo mudar drasticamente em tecnologia, terá que ser feito um novo e total investimento para refazer.
9) Qual a manutenção que essa empresa poderá lhe dar, além de suporte técnico e entre outros? É comum você desenvolver o site em uma agência e depois ficar na mão, ou então ter que falar com pessoas diferente para resolver problemas, como no caso de suporte a e-mails de domínios.
Para finalizar, eu gosto de dar um exemplo aos iniciantes, visualizando um Iceberg, logicamente no mar, e entenda que para que a ponta do Iceberg apareça é preciso de uma grande base que esta submersa, então veja o topo de seu Iceberg como o seu WWW que todo mundo poderá ver, mas será que esse WWW aparecerá e se destacará sem a base? Não! Se a base que é todo o Marketing Digital não existir, a ponta do Iceberg também não existirá.
Espero que nessa reunião de ideias, principalmente, as mais comentadas nas apresentações aos meus clientes, tenham lhe ajudado a pelo menos querer saber mais sobre este universo. Não se iniba em querer saber mais, muita gente também foge da internet, com medo de passar vergonha por não entender. Sinta-se livre para me ligar, estarei a sua disposição para mais explicações.
Abraços
Eduardo Somenek (1960) - Diretor da empresa Somenek Comunicação
Cursou Publicidade e Propaganda em São Paulo, foi membro da equipe da Revista Veja e TV Bandeirantes.
Acompanhou a internet desde seu início.
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