Tecnologia Cloud: Descubra Por Que Adotar Na Sua Empresa!


Desde a popularização da tecnologia Cloud, diversas empresas vêm se beneficiando desta para agilizar os seus processos.

Do inglês "cloud" quer dizer nuvem, uma tecnologia de armazenamento. Ela é importante em diversos aspectos, pois, facilita o acesso aos dados.

Simples de ser utilizada, existem diversas opções dessa tecnologia no mercado e, inclusive, muitos smartphones, possuem esse sistema integrado.

Como é o caso do Iphone, por exemplo, que envia tudo para o iCloud. Uma vantagem para quem utiliza o celular a trabalho.

Então, ao longo deste artigo iremos falar mais sobre o que é, como funciona e a importância dessa tecnologia, continue lendo!

 

O Que É Tecnologia Cloud?

Também conhecida como cloud computing (computação na nuvem), essa tecnologia foi criada para possibilitar o armazenamento online de:

Ou seja, ela funciona como um serviço virtual que é acessado através do uso de internet em algum dispositivo móvel ou não.

É uma forma de guardar informações e sistemas sem a necessidade de espaço físico, bem como, de espaços digitais quando nos referimos a memória de equipamentos.

Seu acesso é remoto e totalmente facilitado, mas, ao mesmo tempo bastante seguro já que exige senha!

Uma das vantagens dessa tecnologia, é o espaço ilimitado - praticamente. Desse modo, sendo possível solicitar mais espaço quando atingir o limite disponível no momento.

Com isso, as empresas conseguem se proteger contra as possíveis perdas de informações, pois, se algo der errado o armazenamento está "nas nuvens"!

Tudo é armazenado de forma semelhante ao que fazemos em computadores. Mas, sem o risco de perdas em casos de danos irreversíveis.

Considerada uma solução de TI, o armazenamento virtual permite ainda edição e compartilhamento, sem precisar instalar ou baixar algo.

De maneira geral, ela possui 3 modelos, sendo eles o software, a infraestrutura e a plataforma. Além disso, seu tipo varia entre:

 

Benefícios Da Tecnologia Cloud Para Empresas

Provavelmente, alguma vez você já utilizou esse tipo de serviço no dia-a-dia, sem nem mesmo perceber.

Um exemplo disso é liberar que o Android salve suas imagens automaticamente no Google Fotos. Esse é um dos exemplos de armazenamento digital mais comum!

Mas, existem diversas outras formatações e a seguir, irei abordar as vantagens de seu uso dentro de empresas.

 

1. Facilidade no armazenamento de dados:

O maior benefício da tecnologia Cloud é a questão da facilidade no armazenamento.

Isso porque ele não demanda espaço físico ou digital. Dessa forma, é possível substituir o antigo modelo de armazenagem.

Ao invés de comprar diversas estantes, alugar sala comerciais maiores ou depósitos, é possível armazenar tudo de forma digitalizada na nuvem.

Só os documentos mais importantes que precisam de cópias físicas é que vão permanecer. Mas, isso já gera maior economia de espaço, tempo e investimento.

 

2. Aumento na produtividade pela busca otimizada:

Além disso, um benefício que citamos brevemente acima é a economia no tempo.

Isso porque os funcionários não precisam buscar arquivos e documentações. Tudo está ali disponível a apenas alguns cliques de maneira organizada.

Claro que aqui também é preciso colaboração, para que os itens armazenados se mantenham em ordem.

Mas, de maneira geral é muito fácil localizar algo. Por exemplo, se você lembra o nome do arquivo, mas não da pasta onde está, basta procurar por nome.

Toda essa acessibilidade além de otimizar os processos, melhora o tempo resposta para:

Portanto, além de economizar em parte do processo e ter mais capital para investir no crescimento, esse já é "automaticamente" potencializado!

 

3. Maior segurança com a tecnologia Cloud:

Como mencionamos antes, essa tecnologia é uma forma bastante segura de armazenar dados, softwares e outros itens de um negócio.

Muitas pessoas têm receio de terem documentos interceptados, por exemplo. Contudo, as possibilidades de isso acontecer são quase nulas.

Sendo assim, roubo, furtos e hacker são riscos muito mais prováveis do que esse, quando se trata dos equipamentos da empresa.

Esse serviço digital possui proteção de alto nível que permite o compartilhamento seguro, muitos com informações criptografadas, chaves de acessos, entre outros.

Os programas utilizados para manter a segurança são os melhores do mercado. No entanto, seu custo é dividido entre os clientes da empresa asseguradora.

Claro que, cada um terá um acesso e ambiente único para sua própria empresa, compartilhando apenas o mesmo servidor por assim dizer.

Além disso, é possível restringir algumas partes ao acesso comum. Ou seja, apenas colaboradores autorizados terão acesso a dados de maior importância!

 

4. O gerenciamento em tempo real é possível:

Se o armazenamento é feito em um sistema digital, fica muito mais fácil acompanhar atualizações nele, certo?

Em geral, esses sistemas possuem notificações e alertas que apontam um novo upload. Ou até mesmo que mostram compartilhamentos e downloads.

Claro que tudo isso depende das configurações ativadas e do tipo de serviço que foi contratado.

Além disso, o acesso remoto facilita o uso em qualquer lugar. Você pode acessar, buscar e enviar dados de casa, da rua, etc.

 

5. Garantias relacionadas ao sistema de armazenamento:

Anteriormente, falamos da questão de segurança e agora iremos destacar algo importante nesse aspecto.

Existem diversos sistemas que realizam backups frequentes de tudo que foi armazenado. Ou seja, é uma medida para prevenir os casos de problemas no próprio sistema.

Mas, sempre respeitando as questões como criptografia e nível de acesso permitido.

Por fim, é possível ainda utilizar o rastreamento de dados. Uma função que permite identificar quem visualizou, excluiu ou fez mudanças em algum arquivo!

 

Conclusão

Portanto, a tecnologia Cloud se mostra indispensável em qualquer tipo de negócio hoje em dia, pois, é capaz de:

Com isso, a empresa consegue impulsionar suas ações em determinados aspectos, sempre convergindo para o seu crescimento no mercado!

Gostaria que mais empresas se beneficiassem desse artigo? Então, compartilhe-a com a sua rede de contatos e conte para nós o que achou desse assunto.

 

*Isabella Soares, formada em Publicidade pela PUC Minas e Analista de Marketing no GestãoClick, um Software de Gestão Empresarial que ajuda a Organizar e Aumentar as Vendas de milhares de Pequenas e Médias Empresas.

 

 


Voltar ao Topo