Como Começar no Marketing Digital: Dicas, Tipos e Muito Mais!


Em dúvida sobre como começar no Marketing Digital? Veja neste texto as principais estratégias e dicas para usá-lo no fortalecimento da presença online da sua empresa.

 

O que é Marketing Digital?

Se você quer uma forma econômica de tornar seu negócio mais conhecido, atrair novos consumidores e fidelizar os clientes antigos, comece a investir no Marketing Digital. Ele consiste num conjunto de estratégias e técnicas de marketing que são realizadas na internet com o objetivo de promover uma marca, produto ou serviço.

O Marketing Digital envolve diversas áreas, como as de conteúdo, mecanismos de busca (SEO e SEA), redes sociais, e-mail, programa de afiliados, entre outros. Com o uso dessas táticas sua companhia tem a oportunidade de alcançar o público-alvo de forma mais eficiente e assertiva, além de conquistar maior visibilidade online.

Contudo, como começar no Marketing Digital pode parecer intimidante, mas este texto mostrará para você que não precisa ser. Aqui há dicas para que saiba por onde iniciar e também um resumo das principais estratégias para aplicar no seu empreendimento. Então, confira!

 

Como começar no Marketing Digital?

Para conseguir obter sucesso na internet, qualquer empresa precisa planejar como fará suas ações. Sendo assim, veja na sequência 7 passos importantes para começar a realizar Marketing Digital.

 

Defina os seus objetivos

O que você espera conquistar com a utilização de estratégias de Marketing Digital? Aumentar as vendas? Encontrar pessoas que tenham interesse no tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece? Conquistar mais seguidores nas redes sociais? É aconselhável que você descubra onde quer chegar para achar o caminho certo.

É importante estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e com prazo definido, por exemplo, gerar 50 leads por mês por meio de anúncios pagos no Google Ads. Então, verifique quais são as necessidades do seu negócio, a quantidade que é possível atingir por um determinado tempo para poder começar utilizar a técnica adequada.

 

Confira quais canais de comunicação são utilizados

Existem vários canais de Marketing Digital que você pode começar a usar para obter diferentes resultados. Entre as principais opções estão as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Também existe a possibilidade de desenvolver promoções por anúncios pagos do Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.

Além disso, há o e-mail e marketing de conteúdo feito através de blog, vídeos, sites etc. Portanto, dependendo do objetivo do seu negócio uma plataforma pode ser melhor do que a outra para você escolher. Contudo, sabendo qual sua meta e o perfil de seus clientes com uma rápida pesquisa será fácil encontrar a melhor alternativa.

 

Defina seu público alvo e faça personas

O público-alvo corresponde a um grupo de pessoas com uma ou mais características em comum que uma organização deseja conquistar com seus produtos ou serviços. Para identificar esse público, é preciso considerar fatores como idade, sexo, localização geográfica, interesses, comportamentos, necessidades e hábitos de compra. 

Feito isso, depois você pode começar a criar a persona que é uma representação fictícia do cliente ideal. Assim, se, por exemplo, sua empresa vende cosméticos em determinada região para mulheres maduras, saberá que terá menos sorte caso monte uma campanha de Marketing Digital no TikTok, pois os usuários na maioria são mais jovens.

 

Crie e divulgue conteúdos

Uma vez que defina quem é o público-alvo da sua empresa, comece desenvolver conteúdos que sejam do interesse dele. No entanto, lembre-se de apresentar um material original que demonstre que sua organização é especialista no assunto. Também esteja atualizado com as principais tendências e notícias relacionadas ao seu nicho de mercado.

Escreva de forma clara e simples, evitando termos confusos e frases muitos longas. Depois de realizar ótimas publicações, a próxima tarefa consiste em divulgá-las entre os diversos canais que sua companhia tem. Se você tiver, por exemplo, um canal, página em redes sociais ou um blog; sempre compartilhe entre eles as postagens feitas.

 

Confira os resultados periodicamente

A avaliação dos resultados das estratégias de Marketing Digital de uma empresa envolve a definição de objetivos com métricas e a análise dos dados frequentemente. Assim, caso uma ação não esteja dando o retorno esperado, é possível fazer ajustes ou localizar a oportunidade de acrescentar melhorias.

Há vários dados que você pode usar para medir esse desempenho como analisar número de visitantes no site, taxa de conversão, quantidade de novos seguidores, entre outros. Tanto para quem está começando como para expert há ferramentas de monitoramento, exemplo disso são os recursos de análise das redes sociais e o Google Analytics.

 

Pense em investir em cursos de Marketing Digital

Um bom curso de Marketing Digital tem por função ensinar como produzir campanhas publicitárias online eficazes e analisar dados para tomar decisões com informação. Com esse tipo de aprendizagem você ainda descobre maneiras de realizar a otimização de sites com técnicas de SEO, fazer gestão de redes sociais e muito mais.

Assim, você pode se tornar mais eficiente e eficaz ao montar ações de marketing online que atraia novos clientes para seu negócio, mesmo que comece do zero. Além disso, ter essas habilidades cria novas oportunidades de carreira em várias áreas, incluindo publicidade online, marketing de conteúdo, mídia social e outros.

 

Tenha bons equipamentos para começar a trabalhar na área

Para começar a realizar Marketing Digital, além de conexão estável à internet, geralmente um computador eficiente não pode faltar. Esse dispositivo tem que ser capaz de executar softwares de design, edição de vídeo, análise de dados etc. Nesse sentido, caso você não tenha um bom aparelho veja também Os 12 Melhores Notebooks para Trabalho

 Desenvolver conteúdo de Marketing Digital requer que o profissional passe algumas horas sentado. Então, é melhor que ele use móveis ergométricos para evitar problemas de má postura. Um monitor separado também ajuda manter o corpo alinhado e protege a visão. Sendo assim, não deixe de conferir também Os 10 Melhores Monitores para Trabalho

 

Quais são as estratégias de Marketing Digital?

Sua empresa pode se beneficiar de muitas maneiras, caso você adote diferentes técnicas de Marketing Digital. Portanto, continue lendo e descubra como começar a utilizar as 9 estratégias abaixo a favor do seu negócio.

 

Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing focam em atrair clientes que já tenham interesse em comprar o tipo de produto que uma organização vende. Nessa situação, diversas técnicas são utilizadas para fazer o consumidor se encantar pela marca. Por exemplo, oferecer materiais gratuitos, como e-books, whitepapers ou webinars, em troca do contato.

Por meio desse estratagema você pode conseguir obter o e-mail do cliente e autorização para enviar e-mails com promoções, se ele fizer uma assinatura. Escrever posts sobre temas relacionados ao seu negócio e que possam ajudar o seu público-alvo é a forma mais fácil de começar a usar essa tática.

 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital que consiste em criar e compartilhar conteúdo valioso para o público-alvo. As publicações podem ser feitas em vários formatos, como artigos de blog, vídeos, podcasts, infográficos, e-books etc. Mas é importante que esse material esteja alinhado com as necessidades do consumidor.

De modo geral, esse método proporciona uma forma de ganhar a confiança e a fidelidade do público. Então, em vez de apenas tentar vender um produto ou serviço, comece oferecendo informações úteis. Com o tempo, isso leva ao aumento do tráfego do site, reconhecimento da marca, do engajamento nas redes sociais e melhora nas vendas.

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia do Marketing Digital que corresponde a enviar mensagens comerciais ou promocionais por correio eletrônico para uma lista de contatos. Essas mensagens geralmente incluem informações sobre produtos, serviços, ofertas, promoções, eventos ou informações que são do interesse dos destinatários.

O objetivo é começar estabelecer uma conexão com os consumidores, incentivar uma compra ou reforçar o engajamento com a marca. Além disso, você pode aplicar essa tática para manter os clientes informados sobre novidades da empresa, lançamentos de produtos ou serviços, eventos, entre outros.

 

Marketing nas Redes Sociais

O Marketing Digital utiliza as redes sociais como canal de comunicação para promover produtos ou serviços, construir bom relacionamento com os clientes e aumentar a visibilidade da marca. As plataformas mais populares para fazer isso são o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e TikTok.

Nelas, as empresas podem criar perfis e começar a produzir publicações em formatos variados como posts, imagens, vídeos, stories e mais. O intuito dessas ações consiste em engajar e atrair seguidores. Além disso, há a opção de utilizar publicidade paga e campanhas com influenciadores digitais.

 

Marketing de Busca

O marketing de busca, também conhecido como Search Engine Marketing (SEM), tem como objetivo aumentar a visibilidade e o tráfego de um site por meio de pesquisas orgânicas e/ou anúncios nos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. Ele é realizado com uso das técnicas de SEO e SEA.

O SEO se resume a um conjunto de padrões usados para melhorar o posicionamento do site nas pesquisas orgânicas. Já o SEA é utilizado para direcionar tráfego para anúncios pagos como o Google Ads. O jeito mais econômico de começar é com as táticas de SEO, porém com o SEA a visualização dos conteúdos da sua empresa acontece mais rápido.

 

Marketing de Publicidade Online

O marketing direcionado para publicidade online envolve a utilização de plataformas digitais para promover produtos, serviços e marcas. Nessa categoria estão incluídos anúncios de display, dos mecanismos de buscas, das redes sociais, de e-mail e também dos programas de afiliados.

É possível começar a empregar essa estratégia de diversas maneiras, mas os bons resultados só aparecerão, se ela for visualizada pelas pessoas certas. Portanto, lembre-se que muitas vezes é necessário segmentar uma propaganda considerando as principais características do consumidor, por exemplo, efetuar uma oferta conforme a região.

 

Marketing de Relacionamento

O marketing relacionamento se resume a um conjunto de metodologias e práticas utilizadas pelas organizações para estabelecer e manter uma interação duradoura com seus clientes.  Começar personalizar o atendimento e apresentar uma promoção de acordo com suas preferências e comportamentos de compra são táticas usadas nesse aspecto.

Outro método consiste em oferecer incentivos e benefícios exclusivos para os clientes mais fiéis, como descontos, promoções, brindes e programas de fidelidade. Estar presente nas redes sociais, interagindo com os usuários, respondendo a dúvidas e comentários dos consumidores fazem parte também do Marketing Digital de relacionamentos.

 

Marketing Institucional

O marketing institucional é uma estratégia que tem o objetivo de fortalecer a imagem, reputação e identidade de um empreendimento na sociedade. Desse modo, se estabelece uma conexão emocional com o público-alvo. A ideia é criar uma imagem positiva da empresa e destacar seus valores, missão e visão para todos.

Ele engloba variadas ações, como patrocínios de eventos, programas de responsabilidade social, campanhas publicitárias, programas de fidelidade, comunicação visual, entre outras. Começar a desenvolver uma identidade visual, se envolver em ações e demonstrar responsabilidade social são os primeiros passos para começar a usar esse método.

 

Marketing de Performance

As estratégias de marketing de performance são aquelas que têm como objetivo mensurar o desempenho das campanhas de Marketing Digital. Assim, é possível garantir que valha a pena investir tempo e/ou dinheiro de um jeito eficiente.  Para começar a usar esse método basicamente é necessário fazer uma análise sobre qual ação gera maior retorno.

Por exemplo, você pode montar duas postagens diferentes sobre o mesmo assunto e mantê-las publicadas por um curto tempo para avaliar qual delas produz mais conversões. Também faz parte dessa metodologia avaliar os números obtidos com ações como as de programa de afiliado, uso de SEO, e-mail marketing e outros.

 

Quais são as vantagens do Marketing Digital?

Como começar a investir em Marketing Digital pode ser benéfico para seu negócio? Continue lendo e descubra na sequência 4 razões para utilizar essa estratégia no crescimento da sua empresa.

 

Aproxima a marca e o público

Começar a investir no Marketing Digital é um jeito eficaz de tornar os consumidores fiéis à sua marca. Ele oferece diversas estratégias que permitem manter uma boa comunicação entre as duas partes. A organização tem a oportunidade de conquistar forte presença online por meio de diferentes canais como redes sociais, sites, blogs e outros.

Interagindo com o público-alvo fica mais fácil entender as suas necessidades e desejos. Além disso, as campanhas e mensagens são direcionadas especificamente para quem tem maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço. Todas as ações fazem com que novos clientes apareçam e mantém a fidelidade da clientela já existente.

 

Tem baixo investimento inicial

O Marketing Digital conta com um excelente custo-benefício em comparação às estratégias de marketing tradicionais. Muitas das plataformas utilizadas no Marketing Digital são gratuitas ou de baixo custo. Com ou sem nenhum gasto é possível promover uma marca em canais como as redes sociais, desenvolver, blog, encaminhar e-mails promocionais etc.

Nos anúncios em TV, rádio ou impressos como ocorre no marketing tradicional, o investimento inicial fica em torno de R$ 50, dependendo do meio de comunicação e região. Já na publicidade online, como a do Google Ads, é possível começar com apenas R$ 5 e ainda há opção de limitar gastos.

 

Gera novas oportunidades para o seu negócio

O Marketing Digital cria novas oportunidades para empreendimentos crescerem de várias maneiras. A principal delas é o aumento na visibilidade do seu negócio que atrai mais potenciais clientes. Com ele, também existe a possibilidade de realizar campanhas mais personalizadas que apresentam maiores chances de conversão e vendas.

A postagem de conteúdo de qualidade com frequência leva ao engajamento dos clientes que, além de sempre comprarem os produtos da marca, ainda a recomendam. O monitoramento e análise de dados permite identificar pontos fortes e fracos da sua companhia e a ajustar as estratégias para obter melhores resultados.

 

Tem análises mais precisas dos resultados da empresa

O Marketing Digital trabalha com uma grande quantidade de dados sobre o público-alvo de uma companhia, incluindo informações geográficas, comportamentos de compra, gostos etc. Isso permite que você tome decisões com maior precisão e assertivas. Além disso, ele utiliza variadas ferramentas de análise de dados.

Desse modo, é possível identificar tendências e padrões que ajudam a conhecer melhor o perfil do consumidor e obter bons resultados com as ações de marketing. Aliás, existem plataformas que permitem que você comece a monitorar o desempenho das campanhas em tempo real para medir o sucesso de cada uma delas.

 

Confira as dicas e entre para o mundo do Marketing Digital!

O Marketing Digital tem se tornado cada vez mais importante para qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho ou segmento de mercado. Isso ocorre porque cresce a todo dia o número de pessoas que utilizam a internet e as redes sociais para pesquisar produtos e serviços antes de realizar uma compra.

Sendo assim, é aconselhável que você comece a investir nas estratégias de Marketing Digital. Conheça seu público, encontre as plataformas que ele mais usa, defina suas metas, escolha o método mais adequado e depois avalie os números. Assim, com dedicação e paciência, sua marca construirá uma presença online forte e eficaz.

 

 

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