Passo a passo para abrir um novo negócio


No Brasil, abrir um novo negócio envolve questões cercadas de burocracias. Somadas às altas cargas tributárias impostas às pequenas, médias e grandes empresas do país, tais burocracias podem pegar desprevenido o empreendedor iniciante.

Em razão desse e de outros fatores, é interessante se informar sobre o passo a passo relacionado à abertura de uma empresa, tanto para não ter dificuldades no início quanto para mantê-la financeiramente saudável ao longo dos anos.

Para saber um pouco mais, continue a leitura!


 

1. Defina sua ideia de negócio e trace metas


 

Não há meio-termo: se você não conhecer os seus objetivos, não saberá aonde ir.

É preciso definir muito bem a área de atuação e montar um plano de negócio completo antes de começar a empreender. Considere trabalhar com as seguintes questões:


 

2. Estude o mercado


 

Abrir uma fábrica de guarda-chuvas em uma região extremamente seca e distante dos grandes centros urbanos pode não ser uma boa escolha, não é mesmo? Por isso é importante analisar a viabilidade da sua ideia de negócio.

E como fazer isso? Estudando o mercado. Algumas questões a serem analisadas:

Conhecer o mercado é ter munição estratégica suficiente em momentos de crise. Depois dessa análise, comece a elaborar o plano de negócio.


 

3. Cuide das questões legais e de outros pormenores


 

Elaborar um Contrato Social, ter todos os documentos necessários para inscrição, obter um CNPJ, conseguir os alvarás necessários, enfim, são muitas etapas a serem cumpridas para estar de acordo com as exigências legais.

Conte com o guia prático para a formalização de empresas, disponibilizado pelo SEBRAE, para entender quais são os procedimentos necessários para registrar uma empresa. Saiba se é preciso ter registros na prefeitura de sua cidade ou na Receita Federal, por exemplo, ou em órgãos de fiscalização, como na Secretaria do Meio Ambiente. É fundamental ter o auxílio de um contador nesse momento.


 

4. Invista em branding e em marketing digital


 

Resumidamente, podemos dizer que o investimento na união do branding com o marketing digital tem o poder de fazer o seu negócio ser bem visto, rapidamente encontrado e facilmente lembrado.

Soluções em marketing digital podem ser utilizadas para:

Para que o investimento dê certo, no entanto, é imprescindível contar com uma equipe especializada.


 

5. Adquira um software de gestão empresarial


 

Por meio do sistema ERP online integrado, o gestor e a equipe contam com módulos que oferecem funcionalidades como controle do fluxo de caixa, controle de estoque, controle financeiro e controle de vendas.

Além de ser a melhor solução para otimizar processos empresariais, oferece os seguintes benefícios:

Enfim, neste artigo acompanhamos o passo a passo para abrir um novo negócio e mantê-lo estável. É importante se planejar para entender todas as questões que uma só companhia engloba; portanto, elabore um plano de negócio bem estruturado.

E então, o que acha de contar com um parceiro na gestão para iniciar o seu empreendimento da melhor forma? Aproveite nossas dicas e comece agora!


Voltar ao Topo