Instagram completa 6 anos no mercado


Instagram completou seis anos no dia 6 de outubro, a rede social que foi criada em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger junto com o norte-americano Kevin Systrom, o Instagram nasceu como um aplicativo para telemóveis com sistema operativo iOS, ou seja era somente para iPhone. Hoje a rede social está disponível em praticamente todos os sistemas operativos desde iOS, Android, Windows Phone e até mesmo versões web.

Em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook no valor de US$ 1 bilhão, que permitiu ao Facebook integrar seus serviços com a rede de fotos e aumentar ainda mais sua base de usuários, podemos dizer que a rede social ganhou mais vida depois que ingressou à família Facebook. E foi a partir daí que surgiram muitas alterações

Depois de estender-se ao Android, ganhou mais popularidade e causou polêmica nos usuários de iOS, já que todos entendiam se tratar de uma exclusividade do iPhone, na época. 

Apenas 6 anos se passaram e um grande império fotográfico foi criado a partir desse aplicativo que hoje está disponível em IOS, Android, Windows Phone e pelo próprio site. O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Desde de sua inauguração em 2010, várias funcionalidades foram implantadas, como a marcação de amigos no post, os vídeos de até um minuto no feed, os assuntos organizados por relevância e, tudo isso, revelou uma fama ainda maior, uma vontade de fotografar, de olhar através da câmera e perceber detalhes. 

O Instagram é uma rede social que, começou a evoluir com o passar do tempo, foram implementadas várias alterações. Hoje o aplicativo conta com mais de 500 milhões de usuários activos por mês. O Estados Unidos continua a ser o país com mais usuários e Angola actualmente já conta com um grande número de usuários, embora não tenham sido divulgados os números exactos de usuários nacionais. No passado a rede social só permitia a publicação de vídeos com duração de quinze segundos e hoje já é possível publicar vídeo de até um minuto.

Estes anos não foram sempre um mar de rosas, algumas mudanças implementadas causaram certas polêmicas, como a mudança drástica na forma em que as publicações são exibidas nas páginas dos usuários atualmente, foi algo que a maioria não gostou, sofreu muitas críticas com essa alteração. A abertura de espaço para anúncios, que foram acusados pelos usuários de serem mais invasivos que o comum. Já é possível efectuar o zoom nas fotos e vídeos publicados, é possível selecionar palavras que o usuário não quer que apareçam nos comentários das suas publicações.

Mas hoje o Instagram evoluiu bastante que chegou ao ponto de lançar alguns aplicativos para auxiliar nas fotos, como o Boomerang e outros. Acreditamos que a rede social ainda vai mais longe e novas ferramentas ainda serão adicionadas. 

Muita coisa vem por ai!


Voltar ao Topo