Contabilidade digital: o que é?


 

O sucesso empresarial é composto por inúmeras etapas e diferentes aspectos que precisam estar bem desenvolvidos e integrados. Um deles está relacionado à contabilidade empresarial, que se não for bem administrada pode colocar em risco o crescimento da empresa.

A contabilidade sempre foi um fator de preocupação entre as empresas, pois é complexa, exige muita atenção e cuidado e quando apresenta erros, pode causar grandes prejuízos. Mas a tecnologia também pode ajudar nesse aspecto.

A contabilidade digital já é realidade no dia a dia de muitas empresas. Há algum tempo muitos profissionais tinham medo dos avanços tecnológicos e acreditavam que poderiam ter seu trabalho modificado. E isso era verdade, porém os impactos foram positivos.

Os avanços tecnológicos têm contribuído para aumentar cada vez mais a capacidade de interpretação de dados do contador, facilitando assim o seu trabalho. O uso de recursos digitais aumenta a performance do escritório de contabilidade e contribui para o aumento da produtividade.

Essa nova forma de lidar com a tecnologia e com as informações tem transformado o profissional de contabilidade em um estrategista de negócios, um importante influenciador no sucesso das empresas.

 

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital foi criada para atender ao mercado de Micro e Pequenas Empresas e tem se popularizado com a integração às plataformas ERP, sendo capaz de conectar programas de gestão empresarial com outros desenvolvidos exclusivamente para a contabilidade.

A principal característica da contabilidade digital é a disponibilização mais acessível de dados e a transmissão desses de maneira mais fácil entre empresa e escritório de contabilidade.

A contabilidade digital tem tornado o processo mais produtivo, reduzindo o custo e o tempo de execução das tarefas, contribuindo também para a redução do uso de papel no dia a dia.

 

Como a tecnologia modifica a contabilidade?

A contabilidade digital usa a internet para aperfeiçoar seus serviços contábeis oferecidos. Muitas atividades diárias podem ser beneficiadas com os recursos digitais.

Hoje em dia é praticamente impossível imaginar que uma empresa ainda emita notas fiscais ou outras tantas demandas contábeis de forma manual. Tudo pode ser realizado de maneira online, muito mais rápido e prático, pelo celular ou computador.

Uma dificuldade muito comum era a de capturar as informações necessárias das empresas, em tempo hábil e com garantia de acerto. Muitas visitas à empresa, correções de dados e algumas perdas de prazos por causa das idas e vindas.

Hoje isso não precisa mais acontecer. Quando a empresa utiliza um sistema de gestão empresarial ERP que permita a integração com o software contábil as informações registradas no ERP podem ser capturadas pelo contador no formado adequado, no período desejado, garantindo assim a realização do serviço de forma eficiente.

Se você fizer a gestão financeira da empresa é fundamental ter acesso rápido às movimentações em tempo real, o que também é possível através da integração de sistemas ERP e contábil.

Essas ferramentas permitem o monitoramento remoto e cada receita e despesa registrada pode ser analisada imediatamente.

O armazenamento em nuvem facilita a organização de dados em arquivos digitais, eliminando a necessidade de uso de papel e facilitando a gestão de inúmeras demandas simultâneas.

 

Outros aspectos importantes para o sucesso empresarial

A gestão empresarial exige organização, planejamento e análise constantes. Contar com recursos tecnológicos em todos esses segmentos é importante para facilitar o dia a dia e garantir bons resultados.

Utilizar um bom sistema de gestão empresarial, que permita a integração com o sistema contábil do escritório contratado é o primeiro elemento a ser considerado, mas outros também são importantes.

Utilizar recursos digitais para planejar e estruturar uma campanha de marketing torna mais eficiente a estratégia, o que gera mais resultados. Contar com ferramentas de CRM, que ajudam a analisar o perfil dos clientes e a manter um relacionamento mais próximo, realizar a gestão de mídias sociais com profissionais experientes e utilizar bem os recursos de mídias pagas contribuem para a melhor divulgação do negócio e, consequentemente, a realização de melhores resultados.

Se você ainda não utiliza os recursos tecnológicos para o aumento de resultados da sua empresa, está perdendo tempo e oportunidades.

Agora que você já sabe o que é a contabilidade digital, implemente esse conceito na sua empresa e garanta melhores resultados para seu negócio.

 

Autor convidado


Voltar ao Topo