Veja alguns motivos para você criar seu site feito à mão


 

Muitas pessoas quando precisam criar sites, sejam pessoais ou para seus negócios, acabam utilizando plataformas on-line para isso, pois acreditam serem mais fáceis de usar, pela fácil customização e criação, porém esse tipo de site possui mais contras do que prós.
Entre os diversos problemas que utilizar essas plataformas pode trazer, listaremos alguns deles para você:

1) São mais lentos e menos eficientes
A maioria dos sites builders (construtores de sites) são desenvolvidos para atender vários tipos de usuários, dos mais diversos segmentos, sendo assim, possuem muitas ferramentas, widgets e plugins que você possivelmente não usará e que serviram apenas para deixar seu site mais lento e confuso.

2) Não são realmente gratuitos
Muitos desses sites se propagam como gratuitos, mas eles não são. O uso deles costumam ser restritos, precisando pagar uma mensalidade para desbloquear a maioria dos recursos, disponibilizando apenas as ferramentas mais simples. Você não poderá nem mesmo escolher o nome do seu site, tendo que utilizar o domínio deles. Seu site também terá propagandas, podendo ser deles ou de terceiros, você não terá controle sobre isso.

3) Não são totalmente responsivos
Atualmente, a maioria dos acessos à Internet são feitos através de dispositivos móveis, como os smartphones, e por isso, os sites precisam ser responsivos, ou seja, precisam se adaptar às dimensões da tela. Apesar de alguns deles prometerem isso, a estrutura que eles possuem fazem este recurso ficar artificial e difícil de fazer, precisando de incansáveis testes e também tornando a experiência do usuário do site ruim.

3) Ruim para o posicionamento no Google
O Google está em constante atualização, porém os mecanismos de busca do Google têm dificuldades para analisar e interpretar os dados desse tipo de site. Sendo assim, você dificilmente conseguirá uma boa posição no Google. Quem pretende investir em SEO e melhorar posicionamento orgânico no Google, não é um bom negócio construir um site gratuitamente com as plataformas atuais do mercado.

4) Dificuldade com integração entre APIS Web Service e Softwares ERP

5) Usabilidade péssima para uma boa experiência UX

 

Agora veja uma lista de motivos para que você procure um profissional para fazer seu site ao invés de utilizar plataformas gratuitas:

1) Seu site fica mais seguro
Os sites feitos através de construtores de website possuem códigos parecidos, fazendo que seja mais fácil receber ataques de hackers, podendo ter todos os seus dados e os dos clientes acessados. Por isso, ter um site criado do zero por um programador é muito mais seguro, pois você terá um código próprio, podendo mudá-lo sempre que quiser. Dessa forma, você terá total controle do seu site e tudo sobre ele, onde ele é hospedado etc.

2) É possível melhorar seu site
Um site personalizado tem código próprio, e com isso fica muito mais fácil de identificar problemas e solucioná-los muito mais rápido sem depender de comunidades ou fóruns para solicitação de ajuda.

3) Design único
Poucas são as opções de temas e personalização de construtores de sites, fazendo com que a maioria deles fiquem parecidos, por isso, fazer seu próprio design com certeza irá destacar seu negócio e facilitar o uso dos seus clientes, podendo fazer um site leve, agradável e que tenha mais a cara da sua empresa.

4) Melhor para o SEO
O SEO é a otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), que através de técnicas de otimização procura posicionar seu site em um bom ranking nas pesquisas do Google, de forma orgânica (gratuita), e como falamos antes, o uso de construtores de sites dificultam o trabalho do SEO, pois dificulta como o Google verifica as informações do seu site. Ele também analisa a responsividade, e fazendo seu próprio site, você pode construir uma versão mobile dele que facilite o uso dos seus clientes através dos smartphones. Podendo assim, chegar ao primeiro lugar no mecanismo de busca do Google.

5) Possibilidades Infinitas de Integração com APIS Web Services e ERP

6) Experiência UX totalmente personalizada ao público/visitantes do site

7) Possibilidades de investir em marketing digital com muito mais precisão e conversão

Então, antes de criar seu site em uma plataformas de site builder, entre em contato com um profissional, ele poderá criar um site melhor pra você, sem maiores dores de cabeça. :)

 

Veja mais:
Saiba a diferença entre UX e UI Design


Voltar ao Topo