Não consegue atrair compradores com o poder do marketing emocional?
A emoção é talvez uma das forças mais poderosas quando se trata da natureza humana. Mexa com uma pessoa a ponto de ela sentir algo, e você ganhou sua atenção com sucesso.
Dito isso, não é difícil entender por que as campanhas de marketing digital mais bem-sucedidas também são aquelas que se conectam com as pessoas sobre o que mais importa — seus valores, dores e sentimentos pessoais.
A maioria dos consumidores modernos quer e espera construir conexões pessoais com as marcas das quais compram e cultivar relacionamentos significativos com elas ao longo do tempo.
O marketing emocional é uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes que você também quer isso, mas acertar nessa estratégia é uma arte.
Veja como começar na direção certa.
O que é Marketing Emocional?
Embora a maioria das abordagens modernas de marketing busquem despertar sentimentos nos compradores, pelo menos até certo ponto, estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo é o objetivo principal do marketing emocional.
A ideia é aproveitar essa conexão para convencer o espectador a concluir uma ação, seja comprar um produto, se inscrever em uma lista de e-mails ou qualquer outro exemplo.
A maioria das iniciativas de marketing emocional se concentra em explorar uma emoção específica.
Sim, essa emoção pode ser positiva, como alegria, excitação, expectativa ou orgulho. No entanto, muitas campanhas bem-sucedidas também aproveitam o medo, a raiva ou a inveja.
Se uma emoção pode potencialmente ser forte o suficiente para influenciar a tomada de decisões, você pode confiar que ela tem sido o foco da estratégia de marketing emocional de uma marca em algum momento.
Marketing emocional: melhores práticas e dicas para o sucesso
Entender por que o marketing emocional funciona e o que ele pode fazer pelo seu negócio é apenas o começo para ter sucesso.
Confira algumas dicas, truques e boas práticas para garantir que as campanhas que você criar atinjam todas as notas certas.
1. Adote uma narrativa significativa
A mente humana adora uma boa história. As histórias são belas maneiras de mobilizar emoções, incentivar a identificação e inspirar a conexão, por isso também são a base de qualquer campanha abrangente de marketing emocional.
Elas também são uma maneira simples e acessível de vincular a emoção até mesmo ao produto ou serviço mais improvável.
Sim, você pode fazer isso adicionando narrativas vívidas à sua publicidade e conteúdo da web, mas essa não é a única maneira de usar o storytelling a seu favor.
Você também pode usar depoimentos de clientes em sua publicidade e adicionar a história sobre o começo da sua empresa na página “sobre nós” do seu site.
Campanhas de marketing relacionadas à caridade podem ajudar a humanizar sua empresa e dar-lhe um coração pulsante.
2. Surpreenda seu público e deixe-os curiosos
Você sabia que é mais provável que você se lembre de uma experiência com precisão se algo o pegou de surpresa?
Seus clientes são da mesma forma, e você pode usar isso a seu favor.
Desenvolva novas ideias ou aborde as conhecidas de um ângulo que seus clientes podem não ter percebido antes. Também não custa provocá-los um pouco — apenas o suficiente para deixá-los se questionando sobre o que eles achavam que sabiam.
É mais provável que eles busquem mais informações sobre sua marca ou sua mensagem principal por conta própria e prestarão mais atenção em você daqui para frente.
3. Conheça seu público e concentre-se nele
Não simplesmente assuma que mais sempre é igual a mais quando se trata de alcançar. Um marketing bem-sucedido de qualquer tipo tem a ver com alcançar e nutrir um crescimento sustentável.
A fidelidade do cliente é a chave para fazer isso, e isso é impossível de alcançar se sua empresa estiver tentando ser tudo para todas as pessoas.
Uma mensagem incrível que atinge o alvo com um grupo demográfico cuidadosamente selecionado pode não fazer muito sentido se for deliberadamente diluída para que se aplique ao maior número possível de pessoas.
Você corre o risco de parecer inautêntico em vez de genuíno e valioso. Portanto, certifique-se de estabelecer quem é seu público e desenvolver mensagens de marketing com eles em mente.
4. Preste muita atenção nos elementos criativos
Memória e emoção estão fortemente ligadas aos sentidos, então tenha isso em mente ao desenvolver os elementos mais criativos de sua campanha de marketing.
A cor, em particular, tem um efeito poderoso nas emoções de uma pessoa. Por exemplo, muitas pessoas associam instintivamente o vermelho à excitação ou paixão e o azul à calma, relaxamento ou segurança. Tenha isso em mente ao escolher imagens para destacar o impacto emocional desejado.
O mesmo pode ser feito com elementos como música ou som.
Músicas escritas em um tom maior tendem a soar borbulhantes, otimistas e felizes. Mas, em contraste, as melodias em tons menores evocam emoções mais complicadas, como melancolia, introspecção e tristeza. Suas escolhas de tempo, instrumentos e harmonia também são importantes.
5. Seja sempre autêntico
Mesmo quando estão bem cientes de que estão assistindo a um anúncio, as pessoas não gostam de sentir que estão sendo vendidas ou forçadas a pegar sua carteira. Em vez disso, elas querem fazer conexões com marcas e empresas que parecem autênticas.
Elas querem se sentir como mais do que apenas mais uma venda em potencial e precisam saber que você é genuíno antes de fechar um negócio ou confiar em você sua qualidade de vida. Portanto, seja sempre autêntico em seu marketing, especialmente quando quiser explorar as emoções das pessoas.
Seu público pode identificar uma falsificação a um quilômetro de distância, então um pouco de autenticidade ajuda bastante.
Conheça os valores fundamentais da sua empresa, entenda onde eles se cruzam com os do seu cliente e seja sincero em suas iniciativas de branding.
6. Recompense a receptividade com engajamento
Envolver seus clientes é mais ou menos óbvio quando você administra um estabelecimento comercial físico tradicional.
Quando eles entram em sua loja, é instintivo cumprimentá-los e garantir que eles se sintam bem-vindos. Mas tudo isso pode ser fácil de esquecer quando você e sua clientela estão em lados opostos de uma tela de computador.
Uma das maneiras mais potentes de aumentar a eficácia de uma campanha de marketing emocional é devolver o entusiasmo do seu público por completo.
Crie lealdade comentando, curtindo e compartilhando fotos que seus clientes postam usando e amando seus produtos.
Responda aos comentários sobre seu conteúdo e tire quaisquer dúvidas que as pessoas tenham. É uma ótima maneira de construir e nutrir uma comunidade com sua marca no centro.
Fonte: Blog Rock Content
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