O que é uma Agência Hotshop?


Uma agência de propaganda tradicional é aquela me que possui diretor de criação, diretor de arte, redator, atendimento, planejamento, mídia e uma equipe toda em volta, mas eu uma Agência hotshop? Como é? Como trabalha?


Em 1990 surgiram as primeiras hotshops que são agências que surgiram pelo mundo e têm como principais características serem enxutas, criativas e estarem sempre inovando.


As primeiras hotshops surgiram na Europa nas cidades de Amsterdam e Londres e rapidamente este conceito se espalhou pelo mundo. O mais importante de uma agência hotshop é que, diferente das grandes tradicionais de Propaganda, estas deixam a burocracia de lado e valorizam as boas ideias e possui uma estrutura enxuta e ágil, e pelo seu custo operacional acabam sendo muito competitivas no mercado.


As agências que atuam neste segmento focam na boa ideia e criatividade, assim como na busca por soluções diferentes para melhor atender os clientes. Os conceitos diferenciados e a revolução no formato comum de agências renovaram a imagem que as pessoas tinham sobre agências de publicidade.


Os profissionais que trabalham nas hotshops são multidisciplinares ocupando funções diferentes no seu dia-a-dia, ou seja, não trabalham de forma isolada. Todos os profissionais trabalham de forma conjunta e podem assumir mais de uma função dentro de um mesmo processo. Por exemplo, no modelo de agência tradicional existe a divisão entre Atendimento, Planejamento e Criação. Na estrutura de uma hotshop, a as pessoas podem estarem inseridas dentro dessas três áreas ao mesmo tempo e sua área de atuação não será limitada. O resultado disso é mais envolvimento da equipe, menos burocracia e muito mais agilidade e eficácia.


As hotshops buscam criações diferenciadas e ousadas, e que possam ser utilizadas em todas as mídias e pontos de contato com o consumidor. Acima de tudo, uma ideia que dê resultado em todos os sentidos, tanto nas vendas quanto na construção de uma nova marca. A busca por esse novo formato de agência é uma novidade no mundo da publicidade e poucas agências trabalham com essa filosofia.


O importante para desenvolver bons trabalhos e resultados é apresentar ao consumidor e ao cliente aquilo que vá diferenciar uma marca das outras.


Em Ribeirão preto, estas agências existem e tem grande participação, apesar de nem saberem que estão neste formato Europeu, diríamos assim. A Somenek Comunicação surgiu na década de 90 desta forma e até mesmo mais radical, com uma pessoa e terceirizando alguns poucos trabalhos. Hoje a equipe de trabalho continua enxuta e somos uma verdadeira Agência Hotshop.


Voltar ao Topo